Educação

Redes Sociais e Educação.

Por Luciana de Oliveira


A interatividade e a velocidade das informações vêem transformando o ambiente dos alunos e professores, o aumento das interações conceituais e troca de subsídios  através de todo o aparato tecnológico que hoje ditam o comportamento humano, alavanca e redireciona o ensino .

Em sua teoria, Lev Vygotsky defende que o homem não nasce inteligente, mas também não é passivo sob a influência do meio, ele responde aos estímulos externos agindo sobre eles para construir e organizar o seu próprio conhecimento. 

Assim a aprendizagem é construída a partir dos estímulos e da relação do homem como um ser que se forma em contato com a sociedade. Ele atribuía um papel essencial as relações sociais nesse processo. 

Para REIS (2012) “a relação professor-aluno é horizontal e não imposta. Para que o processo educacional seja real é necessário que o educador se torne educando e o educando, educador. Quando essa relação não se efetiva, não há educação. O homem assumirá a posição de sujeito de sua própria educação e, para que isso  ocorra, estará conscientizado do processo.” 

Segundo PILGRIM (2011) a integração das redes sociais na educação é uma forma eficaz de promover a aprendizagem contínua e estas redes se apresentam como as tecnologias de informação e comunicação do futuro, sugerindo que os professores necessitam direcionar a atenção para as redes sociais como fontes de aprendizagem. “Embora o Facebook receba tanto avaliações positivas como negativas, o fato é que ele continua a crescer e mostrar-se um poderoso recurso  para obter informações” (PILGRIM, 2011, tradução nossa). 

O Facebook é um lugar de interação, onde usuários colaboram entre si, os educadores podem curtir paginas e visualizar atualizações em suas feeds o que pode ajudar a angariar recursos e idéias aplicáveis em suas salas de aula. 

Phillips, Baird e Fogg (2012) afirmam que “No ambiente educacional, acreditamos que a interação entre alunos e professores deve ser aberta, transparente e segura. As páginas do Facebook são boas para isso. As páginas permitem interagir com um grupo específico de outros membros do Facebook. Para um professor, isso poderia incluir seus alunos e os pais deles. Uma página do Facebook é pública; qualquer um pode curtir a página e obter atualizações em seu feed´s de notícias do administrador da página (nesse caso, de você, o professor)”.

Ferramentas como redes sociais e aplicativos podem ser utilizados para facilitar o processo de ensino e aprendizagem colaborativo, gerando comunicação e interação. O sucesso com a utilização depende da classe, do comprometimento pessoal dos membros do corpo docente, isso pode exigir algum tempo e investimento.

Para SINGH (2013) “a necessidade de desenvolver estratégias para fazer o melhor uso do potencial das redes sociais na educação. Pois devido à restrição de tempo durante a prática de ensino sites de redes sociais devem ser usados para compartilhar e gerar experiências” (tradução nossa).

“This area of research is very fertile in nature and has a lot of scope to be probed”
(SINGH, 2013) 

Fonte:

REIS, Edna. Aprendizagem e docência digital. Disponível em: http://cead.ifes.edu.br/moodle/mod/resource/view.php?inpopup=true&id=153764,
acesso em 19/04/2014.

PILGRIN, J., & BLEDSOE, C. (2011). Engaging pre-service teachers in learning through social networking. Disponível em: http://www.literacyandtechnology.org/volume12_1/jlt_v23_1_pilgrim_bledsoe.pdf.

PILGRIN, J., & BLEDSOE, C. (2011). Learning through Facebook: A Potential Tool for Educators Disponível em: http://www.questia.com/library/journal/1P3-2518391811/learning-through-facebook-a-potential-tool-for-educators, acesso em 20/04/2014.

MATAR, João. O uso das redes sociais na educação. Disponível em: http://www.educacaoetecnologia.org.br/?p=5487, acesso em 22/04/2014. 

Linda Fogg Phillips, Derek Baird, M.A., & BJ Fogg, Ph.D.Facebook para educadores.
Disponível em: http://educotraducoes.files.wordpress.com/2012/05/facebook-paraeducadores.
pdf.

SINGH, Alka. Potential of Facebook in Teacher Education: A Comparative Study of Student Teachers and Teacher Educators. Disponível em: http://www.ripublication.com/irph/ijict_spl/03_ijictv3n3spl.pdf

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